terça-feira, 22 de maio de 2012

A Instituiçao da República

As Mudanças Institucionais


      A queda do regime monárquico e a proclamação da república ocorreram
num clima de ordem e de concordancia entre as elites.
      Num relato que ficou famoso, Aristides da Silveira Lobo, jornalista e
ministro do primeiro governo republicano, expressou a ausencia popular
na tarde de 15 de novembro.

Formaçao do novo governo

      Na noite de 15 de novembro de 1889, formou-se o governo provisório
 republicano para dirigir o país.
      O novo governo, organizado pelos grupos sociais que promoveram
a república-militares, cafeicultores e profissionais liberais-, era liderado
pelo marechal Deodoro da Fonseca, que deixaria de ser monarquista às vésperas do golpe republicano. 

Primeiras providências

 Dentre as principais medidas adotadas pelo governo provisório, destacon-se:
  • Instituição do federalismo- As provincias imperiais foram transformadas em estados-membros da federaçãọ: com isso, teriam maior autonomia administrativas em relação ao governo federal, cuja sede recelbeu o nome de Distrito Federal, situado no Rio de Janeiro.
  • Separação entre Igrejas e Estado- foi ixtinto o regime do padroado, por meio do qual o Estado controlava a Igreja Católica no país, e o catolicismo deixou de ser a religião oficial do Estadol. Em consequência, foram criados o registro civil de nascimento e o casamento civil. 
Até então, só havia a certidão de batismo, e as pessoas casavam-se na igreja.
  • Criação de novos símbolos nacionais- para substituir os símbolos da Monarquia, foi criada, po exemlplo, uma nova bandeira nacional com o lema Ordem e Progresso (sugerido pelo ministro da Guerra, Benjamin Constant). O lema teve sua origem na filosofia do pensador francês Auguste comte (1789-1857), que pregava o amor por principio, a ordem por basee o progresso por fim. 
  • promugaçao da lei da grande naturalizaçao-com a intençao de amenizar o sentimento antilusitano de boa parte da população brasileira urbana, foi decretada, em dezembro de 1889, um lei que declava cidadãos brasileiros os estrangeiros residentes do Brasil. 
      Quem não quisesse ser naturalizado brasileiros deveriam manifestar-se no órgão competente. 
      Esse sentimento antilusitano provinha sobre tudo dos brasileiros das camadas mais pobre da população, que sentiam explorados pelos imigrantes portugueses, os quais controlavam boa parte do comércio e dos imóveis de aluguel.(especialmente os cortiços). 

Encilhamento: a reforma financeira

      Uma medida de impacto tomada pelo governo provisório foi a reforma financeira conhecida como Encilhamento, executada pelo ministro da fazenda, Rui Barbosa, a partir de janeiro de 1890.
      O objetivo dessa reforma era estimular o crescimento econômico, principalmente a expansão da indústria. Para isso, o governo permitio que bancos instalados na bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Rio Grande do Sul emitissem grande quantidade de moeda, que serviria para implantar indústrias e pagar os salários dos operario.

Primeira Constituição da República

      A partir de 15 de novembro de 1890, reuniu-se no Rio de Janeiro a Assembléia Constituinte, tendo como missão elaborar uma nova constituição, agora republicana. A primeira Constituição da República foi a promulgada em 24 de fevereiro de 1891.

2 comentários:

  1. A segund parte do resumo síntese não ficou legal. Por exemplo a Primeira constituição sitado na sintese não fala das principais medidas. Refaçam para melhorar o seu trabalho.

    Responda a seguinte questão para encerrar este tópico:

    O que foi o Encilhamento e como ele agravou a crise econômica nos primeiros anos da República?

    ResponderExcluir